RESPONSABILIDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO

O mundo vem passando por um extraordinário conjunto de transformações, que afetam diretamente as novas gerações, colocando-as em dificuldades e impasses ao longo da vida. A globalização econômica, o ingresso ao mundo do trabalho, o impacto sociocultural, estão levando à necessidade da criação de programas para que os jovens identifiquem, incorporem e realizem os valores fundamentais de uma vida verdadeiramente humana, como uma forma de educação para a cidadania, uma via de desenvolvimento pessoal e social, que reconhece em cada adolescente uma fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, passando de problema à solução, na família, na escola e na comunidade.
Educar é mais do que instruir e transmitir conhecimento. Educar é dar sentido ao conhecimento, é inspirar projetos de vida, é humanizar, é formar cidadãos. Para tanto torna-se necessário direcionar esforços e ter lucidez para atingir os objetivos e unir empresas interessadas em desenvolver suas atividades de forma socialmente responsável num permanente processo de avaliação e aperfeiçoamento. As normas, recomendações e legislações de Responsabilidade Social ainda são pouco conhecidas pelas empresas. Entretanto, as que se utilizarem da ferramenta denominada Terceiro Setor (associações e fundações) de forma efetiva e corretamente, poderão ter ganhos de competitividade e redução do seu custo operacional ao adotar o processo de Responsabilidade Social e Ambiental, desde que observadas todas as normas e resoluções existentes.
A globalização, o avanço em tecnologia e as novas formas de organização do trabalho, contribuem para o crescimento do Terceiro Setor brasileiro. Esse crescimento é observado tanto na eficácia dos projetos sociais desenvolvidos pelas instituições privadas de interesse público, quanto na sua relevância como setor econômico, gerador de emprego e renda. Nesse patamar, a educação e o conhecimento tornam-se eixo estratégico na busca da transformação produtiva e respeito a igualdade social.


Colaboradora: Maria Luiza Mion Giannico – Arte-Educadora
E-mail: contato@novospassos.org.br


Posso fazer mais... Posso fazer diferente... Porque sou capaz!