SHIATSU

No meio da agitação de cada dia, muitas vezes nem nos damos conta de como está nosso corpo. São vários pensamentos que se atropelam na mente gerando uma série de emoções que vão nos levando a agir de uma forma ou de outra. Com tudo isso, quem ainda não sentiu aquela dor nos ombros que parece ser resultado de se estar carregando o mundo nas costas? E isso é apenas um exemplo dos sinais que o corpo nos dá durante a correria a que nos submetemos no dia-a-dia.

O corpo fala, a gente é que ainda não aprendeu a ouvir. Aí, volta e meia, o corpo grita e ainda assim, vamos deixando... e temos coragem de dizer aos outros que nos importamos com a saúde, que fazemos check up anualmente e que está tudo OK. Será!?? As pessoas entendem a palavra saúde apenas como ausência de doença, mas a saúde vai além disso, temos que estar bem no aspecto físico, emocional e mental, mas isso é assunto para outro informativo.

Voltemos ao estresse diário. O toque terapêutico é um grande aliado para combater o estresse antes que se instale no corpo na forma de doença. A massagem é, sem dúvida, um dos ingredientes para ter uma vida mais saudável.

Há várias técnicas de massagem, com origens diferentes, algumas milenares, umas doloridas, outras relaxantes.

Hoje, vou falar do Shiatsu. Palavra de origem japonesa, significa pressão dos dedos: shi é dedo, atsu quer dizer pressão. A técnica pode ser comparada a uma acupuntura sem agulhas, feita apenas com os dedos.

No ser humano, a energia vital circula por canais chamados de meridianos. O fluxo desimpedido e equilibrado da energia (Yin e Yang) é essencial para a saúde física, intelectual e emocional. Quando ocorre uma alteração nesse fluxo sintomas de doenças são produzidos interna ou externamente. Houve um desequilíbrio na energia (entre Yin e Yang).

Tendo uma visão holística do ser humano (o ser humano como um todo que interage com o ambiente), o shiatsu auxilia a reequilibrar os desajustes energéticos no organismo, criando condições para que nosso corpo se recupere por meio de seus próprios recursos naturais. É dessa forma que o shiatsu promove a saúde, pois auxilia na prevenção de doenças.

O princípio básico do Shiatsu é a aplicação de pressão no corpo, em pontos que ficam localizados ao longo dos canais de energia (meridianos), com o objetivo de manter ou restabelecer a circulação normal de energia (Ki).

O Shiatsu é um grande aliado para combater a tensão, a sensação de peso nos ombros e o cansaço que acabam comprometendo a qualidade de vida. Possui várias indicações, entre as queixas mais comuns de quem procura a terapia são: estresse, dores nas costas e nas articulações, insônia, TPM, intestino preso, ansiedade, dor de cabeça, cansaço físico e mental, e por aí vai...

Uma boa massagem vai auxiliar nesses problemas e levar você a perceber melhor seu corpo (consciência corporal). No entanto, só uma mudança no seu modo de encarar a vida pode evitar que o problema volte a ocorrer. Por esse motivo, é necessário que o tratamento seja encarado como uma terapia, onde o terapeuta é um “facilitador”, mas você é grande responsável pelas transformações na sua vida.

Fico por aqui... nos falamos no próximo informativo.

Colaboração: Xênia Farina
Terapeuta Holística - Massoterapeuta - Acupunturista
(11) 2839-1107/ 8132-5420