RELAXAR É PRECISO

Texto extraido da revista Vida Simples de Julho 2011. O texto aborda uma técnica de respiração para combater o estresse e a ansiedade.

 

Aprendemos a lidar com o estresse desde o momento em que nascemos, interpretando as situações novas que aparecem e nos adaptando a elas, de forma mais – ou menos – harmoniosa.

Quando começamos a perceber sintomas desagradáveis, é hora de colocar o pé no freio e identificar os porquês de um sono inquieto, de uma dor de cabeça constante ou de uma digestão lenta.

Afinal, a longo prazo, esse sinais físicos ou emocionais podem repercutir de forma cada vez mais intensa e o que era uma sobrecarga, uma cobrança, uma ansiedade torna-se um distúrbio de apetite, uma dependência química ou um problema crônico.

“Precisamos conhecer nossos limites antes de somatizar, identificando se temos, ou não, o controle da situação”, explica Ana Maira Rossi, psicóloga, especialista no tratamento do estresse e biofeedback.

“Aí, sim, procurar estratégias para mudar o padrão de abuso. O que é diferente de apenas minimizar o desconforto, tomando uma medicação.”


Para os momentos de alta tensão, uma massagem, um banho aromático, uma pausa para ouvir música ou meditar podem trazer pequenas recargas de energia.

No entanto, a base de tudo é a respiração. A respiração abdominal ou profunda, também conhecida como respiração dos bebês ou da ioga: sentada, ou deitada, a pessoa inspira pelo nariz e expira pelo nariz, imaginando um balão que se infla e se esvazia na parte inferior dos pulmões.

O resultado dessa respiração cadenciada é a redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Com isso, a tensão dos músculos e o cansaço acumulado tendem a se dissipar. Durante esse exercício simples, o cérebro é oxigenado e o gás carbônico é expelido na forma de longos bocejos.

E o melhor: estamos conscientes de todo o processo e podemos praticá-lo várias vezes por dia, quando quisermos. Sem contra indicação.


Colaboração:

Xênia Farina
Terapeuta Holística - Massoterapeuta - Acupunturista
(11) 2839-1107/
9623-1113
xenia@ebemviver.com.br - contato@ebemviver.com.br