POSTURA DURANTE O TRABALHO

 

Devido à grande demanda de trabalho, e muitas vezes pela falta de dinheiro, é comum vermos colegas de trabalho desperdiçarem as férias, acreditando ilusoriamente que possam descansar, relaxar, aliviar o estresse e recarregar as energias nos pequenos feriados.

Infelizmente o que essas pessoas não se dão conta, é que ao abrirem mão das férias, além de não descansarem fazem um tremendo mal à saúde.

O fato é que precisamos de muito mais do que alguns dias de folga, para estarmos livres dos problemas decorrentes do estresse físico e mental em que chegamos ao longo do ano.

Alguns estudos nos mostram que, as atividades cotidianas podem ser divididas de uma forma geral, da seguinte maneira:

* 9 horas no local de trabalho;

*7 horas de sono;

* 2 horas dentro do carro ou condução;

*6 horas para vestir-se, tomar banho, comer, pagar contas, comprar o necessário, arrumar a casa, talvez descansar um pouco se possível, etc.

Sendo assim, chegamos a conclusão que passamos maior parte de nosso tempo no trabalho ou envolvidos com ele. A tensão, as pressões e as cobranças vão se acumulando, consumindo nossas energias e prejudicando nossa saúde. O estresse (físico e mental), a postura ergonômica errada, má respiração, dentre outros problemas decorrentes do sedentarismo e da vida urbana moderna, podem tornar mais difícil a execução das atividades profissionais.

Uma boa alternativa que as empresas têm buscado, é a inclusão da Ginástica Laboral, Quick Massage (massagem rápida) e até Yoga no dia-a-dia de seus profissionais. A ginástica consiste na prática de alongamentos e exercícios de flexibilidade; a quick massage consiste em técnica de massagem rápida (15 minutos), realizada na cadeira apropriada que ajuda a aliviar as tensões; o yoga consiste na prática de posturas específicas que auxiliam no alongamento e relaxamento do corpo e da mente.

Quando passamos praticamente 8 horas sentados na frente de um computador, muitas vezes com a postura errada, o risco de desenvolvermos LER (lesão por esforço repetitivo), especificamente, e outras afecções musculares originadas por tensão ou vícios de postura é enorme. Porém, quando paramos nossas atividades e realizamos o trabalho de alongamento e relaxamento, podemos evitar maiores complicações, por exemplo, uma tendinite.

Os exercícios devem sempre ser orientados por um profissional capacitado, e alguns cuidados devem ser tomados. Veja só:

* Antes de iniciar o alongamento aqueça-se;

* Não faça movimentos bruscos, pois eles aumentam o tônus de flexibilidade muscular tornando mais difícil o alongamento;

* Beba bastante água durante o dia, ela facilita a elasticidade muscular;

* Comece devagar, a direção é mais importante que a velocidade;

Dentre os benefícios podemos destacar:

* Melhorias das condições gerais do trabalhador;

* Descontração e diminuição do stress;

* Melhoria na interação com os companheiros de trabalho;

* Diminuição do número de faltas ao trabalho (absenteísmo).

E por fim, lembre-se! Tão importante quanto o seu trabalho para a empresa é a sua saúde para você.


Fonte:
Revista eletrônica Bioslim Abril 2008.

Colaboração: Xênia Farina
Terapeuta Holística - Massoterapeuta - Acupunturista
(11) 2839-1107/ 8132-5420