SEXÓLOGA Rosely Salino
Fones: (11) 2021- 3931 - 7299- 8012
E-mail: psirose@ig.com.br

OS MILAGRES DO NATAL


É muito bom ver a alegria das crianças na véspera do Natal, as carinhas ansiosas, com um olho na ceia e outro nos pacotes embaixo da árvore de natal, a mesa lindamente decorada e com as guloseimas que todas as mulheres da família ajudaram a preparar.

O cheirinho que vem da cozinha faz com que os adultos lembrem-se dos natais de sua infância, é ai que começa minha viagem......

Lembro da família reunida, mamãe, papai, meus avós maternos e paternos, tios tias e primos, tudo parecia ter outra dimensão nessa época, apesar das crianças nunca ganharem o que haviam pedido pois o dinheiro era curto, sempre havia um pacotinho para cada uma, não importava muito o que havia dentro, mas sim que tivessem se lembrado dela.

Os valores eram outros, respeitávamos nossos pais, as pessoas mais velhas, pedíamos a benção a nossos pais, tios e avós e eles nos abençoavam sempre.
A ansiedade dominava a criançada, era muito difícil pegar no sono na véspera do Natal, mamãe sempre dizia, se você não dormir o Papai Noel não vai pousar no telhado e deixar seu pacotinho. Acreditem ou não durante vários anos eu “ouvi o sininho das renas no telhado”.

Mas o que valia mesmo à pena era rever toda a família e confraternizar nesse dia tão especial, enquanto as crianças iam dormir, os adultos ficavam jogando e esperando a noite passar, pois não havia cama para todos.
Meu pai que era músico saia com os amigos e o violão para fazer serenata(cantar nas janelas) dos amigos e familiares que não estavam na casa nesse momento, e terminava por vir tocar e cantar embaixo da minha janela já quase manhãzinha.

Hoje muitos já se foram para o andar de cima, e na mesa existem muitos lugares vazios, porém apesar da dor das perdas, não deixo de comemorar o natal pois é muito importante passar esses valores para minha filha e minha neta, continuo reunindo a família, agora bem menor mas não menos importante, e tento passar para minha neta que representa o futuro que nesta linda noite, muito mais do que comer a ceia, abrir os presentes e nos reunirmos, estamos festejando um aniversário muito importante, nesta NOITE FELIZ FESTEJAMOS O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO. Portanto a coisa mais importante a fazer é agradecer ao aniversariante pela oportunidade de estarmos todos juntos e com saúde.

Desejo a todos os leitores que me acompanharam durante o ano de 2011 um SANTO NATAL e que o ANO NOVO VENHA PLENO DE SAÚDE E REALIZAÇÕES.

Rosely Salino
Psicóloga Clinica e Terapeuta Sexual
e.mail:
psirose@ig.com.br