SEXÓLOGA Rosely Salino
Fones: (11) 2021-3931 - 7299-8012
E-mail: psirose@ig.com.br


MOOCA: Perfumes, Sons e Sabores

Criança em uma grande família de muitos tios e primos, minha história se entrelaça com a história da Mooca desde sempre, os finais de semana tinham endereço certo na Rua Marquês de Valença era uma grande festa barulhenta na casa do nono do “Pito”, apelido este devido ao fato do cachimbo que ele trazia sempre pendurado do lado direito da boca e da nona Gilda. O quintal enorme calçado de paralelepípedos servia de cenário para que fosse armada a enorme mesa que abrigava a todos os filhos, noras genros e netos entre os quais eu me incluía. Ainda hoje quando a saudade aperta, a memória traz de forma nítida os sabores daquela mesa, o molho do macarrão os assados perfumados a algazarra de todos comendo e falando ao mesmo tempo, uma delicia.

Depois do almoço as mulheres iam pra cozinha lavar os pratos e os homens se sentavam no pomar no fundo do quintal, à sombra das pitangueiras e logo surgiam os instrumentos musicais, meu nono , meu pai e tios eram exímios músicos e seresteiros, quanta serenata eu recebi em meus aniversários,o som da sanfona, dos violões e cavaquinhos embalavam a tarde com sambas e chorinhos, minhas tias terminavam o trabalho da cozinha e se juntavam a eles e começava a cantoria que se estendia até o anoitecer, enquanto as crianças em sua inocência corriam e brincavam pelo imenso quintal.

O cheirinho do café que vinha da cozinha anunciava o final do dia e também do encontro da família Salino dos finais de semana, a caneca de alumínio era passada com o liquido escuro forte e saboroso de mão em mão, as pessoas iam se despedindo, se retirando deixando pra trás os perfumes, sons e sabores de mais um final de semana.

E são esses perfumes sons e sabores que estarão para sempre guardados em minha memória e no meu coração junto com o bairro que tanto amo e onde vivi os melhores anos de minha infância.


Rosely Salino
Psicóloga Clínica e Sexóloga
E-Mail: psirose @ig.com.br