AURICULOPUNTURA

 

Hoje vocês vão conhecer um pouco mais sobre a Auriculopuntura. Que nome esquisito é esse...será que dói...

É um método terapêutico que utiliza a orelha para diagnóstico, tratamento e prevenção das enfermidades físicas e emocionais.

Esse método tem sido cada vez mais difundido no ocidente desde 1957, quando o francês Pierre Nogier publicou seus trabalhos sobre a relação existente entre a orelha e o resto do corpo e estabeleceu uma ligação entre a posição de pontos no pavilhão auricular com um feto pouco antes do nascimento. Já no oriente essa técnica é muito antiga. Acredita-se que a auriculopuntura data de aproximadamente 5.000 anos, porém sua raiz ainda é desconhecida. Pode ter vindo da China, da Pérsia ou Egito, pois há registros dessa terapia nesses países.

O corpo possui várias zonas reflexas (que reflete o corpo todo em uma parte menor, por exemplo: os pés, mãos, língua e a orelha). Cada ponto do corpo, possui uma correspondência auricular.

O pavilhão auricular é ligado às diversas áreas do corpo através dos canais de energia e sistema nervoso. Estudos comprovam a liberação de susbstâncias como endomorfinas, encefalinas, etc, após a sessão de auriculo (seja utilizando agulhas ou sementes de mostarda).
A respeito da sua eficiência este tratamento possui a vantagem de ser rápido, teoricamente simples e sem efeitos colaterais.

Existem várias indicações para a auriculopuntura, seguem algumas delas: Gastrite, Problemas Psico Somáticos, Asma, Bronquite, Insônia, Cefaléia, Obesidade, Cólica Menstrual, Ciatalgia, Tabagismo, Torcicolo, Alergias, Ansiedade, Hipertensão Arterial, Artrite, Cistite, Menopausa, Dores nas Costas em geral e outros.

A duração do tratamento pode mudar de acordo com o paciente (históricos diferentes), lembrando que e a terapia holística vai tratar o ser humano como um todo e não só os sintomas. Por esse motivo, não é dispensado o tratamento médico convencional, pois dependendo do grau em que se encontra a enfermidade há necessidade de utilizar, antibióticos, anti-inflamatórios, etc.

Por isso vale a pena cuidar-se enquanto estamos com SAÚDE. Já diz o ditado:
"melhor prevenir do que remediar".


Xênia Farina
Terapeuta Holística - Massoterapeuta - Acupunturista
(11) 2839-1107/ 8132-5420